Consultas de oftalmologia
(Adultos e crianças)
Como uma especialidade médica, a oftalmologia estuda e trata doenças e erros de refração apresentados nos olhos. Apenas um oftalmologista deve examinar, receitar óculos ou lentes de contacto, diagnosticar e tratar doenças oculares.
Entre as muitas disfunções que um oftalmologista trata, estão: problemas refrativos (como miopia, astigmatismo e hipermetropia), catarata, glaucoma, estrabismo, daltonismo, retinopatia diabética, conjuntivite e muitos outros.
O oftalmologista é o médico dos olhos, especializado em preservar a saúde ocular e estabelecer melhor visão possível ao paciente. Diagnostica e trata patologias nos olhos e seus anexos, seja clínica ou cirurgicamente. Assim, seu dispor objetivo não está apenas no tratamento de patologias oculares, mas também na sua prevenção.
Oculista X Oftalmologista
Uma confusão pode acabar sendo feita entre o termo oftalmologista e oculista, porém não se tratam de sinônimos.
O oftalmologista é o médico dos olhos, responsável por avaliar as disfunções dos olhos dos pacientes, prescrever remédios e emitir receitas para tratamento.
Já o oculista se trata do profissional de laboratório, encarregado de interpretar as receitas que o médico escreveu e produzir as lentes para os óculos. Logo, sua função traz um teor mais prático e técnico da produção dos óculos e das lentes. Entretanto, nenhum dos dois são dispensáveis quando tratamos da saúde dos nossos olhos.